O diabetes é uma doença que exige cuidado constante com a alimentação, afinal, está diretamente relacionada com hábitos alimentares. A enfermidade gera a elevação da glicose no sangue — a hiperglicemia— , o que causa vários problemas à saúde.
Nesse sentido, o diabético precisa estar atento aos alimentos que podem ser consumidos e àqueles que devem ser restritivos na dieta. Do contrário, diversas consequências surgirão ao longo do tempo, limitando a qualidade de vida.
Se você quer saber quais são os alimentos que precisam ficar de fora da rotina alimentar daqueles que têm diabetes, continue a leitura do texto e saiba o que o diabético não pode comer e beber!
Quais são os alimentos e as bebidas que podem ser consumidos?
Alguns alimentos e bebidas podem ser ingeridos por diabéticos sem nenhum impacto negativo para a saúde. Logo, busque dar preferência para esses itens, que são indicados para quem tem a doença.
Confira quais sãos os mais recomendados:
- legumes;
- frango, peixe e frutos do mar;
- iogurte desnatado;
- cereais integrais;
- sucos de frutas naturais.
Essas alternativas são importantes para alcançar uma dieta balanceada para pessoas diabéticas. Portanto, selecionar refeições que contam com esses itens é o ideal para manter um cardápio equilibrado e saudável.
O que o diabético não pode comer e beber?
Alimentos gordurosos
O diabético precisa evitar o consumo de alimentos gordurosos, já que existe a tendência para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto. Então, é fundamental ter um controle ao consumir gordura saturada e gordura trans.
Alguns alimentos, como carnes, leite e derivados, biscoitos e sorvetes, contam com uma grande parcela de gordura em sua composição. Por isso, é importante estar atento à quantidade que é consumida, sendo que o excesso desses produtos contribui para complicações graves, principalmente para os diabéticos. Evite frituras e salgadinhos assados, por exemplo.
Açúcar
Quando o assunto é diabetes, talvez um dos primeiros termos relacionados à doença seja o açúcar. No entanto, a pessoa que convive com o prognóstico pode consumir doces e sobremesas, sobretudo, de forma moderada.
O recomendado é que o paciente opte por alimentos diet, que tenham uma concentração reduzida do açúcar e sejam indicados para diabéticos. O mercado oferece diversas alternativas nesse sentido, o que colabora para que a alimentação adequada seja mantida.
Se consumidos de maneira excessiva, os doces podem gerar problemas, como cegueira e dificuldade na cicatrização de feridas.
Produtos embutidos e processados
Outro perigo para pacientes diabéticos é a ingestão de alimentos embutidos e processados. Apesar de serem mais cômodos e de fácil preparo, esses produtos costumam conter uma grande quantidade de açúcar, gordura e sal, componentes que fazem mal para a saúde de quem convive com o diabetes.
Presunto e mortadela são exemplos de embutidos que precisam ser analisados antes do consumo porque, em muitos casos, são prejudiciais e contribuem para o aumento da insulina no organismo, o que ocasiona complicações mais sérias.
Quais são os benefícios de uma alimentação equilibrada?
Como comentado, o controle do diabetes ocorre, em grande parte, por meio de uma alimentação seletiva. Se o paciente busca manter uma dieta saudável, diversos problemas serão evitados, como complicações cardiovasculares, cegueira e cicatrização tardia de feridas. Então, é de grande importância ficar atento para que situações mais sérias sejam afastadas.
Entender o que o diabético não pode comer e beber ajuda a criar hábitos alimentares que auxiliam no controle da doença. Dessa forma, é possível consumir produtos que sejam adequados para o diabetes. Evitar frituras, açúcar e alimentos industrializados é importante para garantir a qualidade de vida. Por outro lado, legumes, leite desnatado, carne magra e cereais podem ser consumidos.
Que tal continuar aprendendo? Saiba quais são os fundamentos da oxigenoterapia para o tratamento de pé diabético!