O surgimento de feridas no corpo é um problema que preocupa várias pessoas, sendo que muitos têm dúvidas sobre a causa e, por isso, buscam informações sobre o assunto. Além do incômodo, elas podem indicar outras doenças e complicações mais graves.
Por isso, saber identificar qual é a origem do problema e buscar ajuda médica é fundamental nesse caso. Afinal, o tratamento precoce contribui significativamente para a cura de enfermidades.
Pensando nisso, selecionamos 4 doenças que causam feridas no corpo e quais são os sinais nos quais você precisa ficar de olho. Acompanhe a leitura!
1. Pé diabético
O pé diabético é uma complicação gerada devido à doença e, por isso, a pessoa pode desenvolver úlceras, que são feridas nessa região do corpo.
Isso acontece quando os níveis de glicemia não estão controlados ou há má circulação sanguínea. Dessa forma, todo e qualquer ferimento no pé precisa ser acompanhado, principalmente, quando o paciente tem o diagnóstico como portador de diabetes.
Em situações mais graves, o médico especialista opta pela amputação do membro em que a ferida está localizada. Então, o tratamento precoce e a busca por ajuda especializada são essenciais para evitar que problemas mais sérios ocorram.
2. Úlcera venosa
A úlcera venosa se desenvolve por causa do acúmulo de sangue nas veias, formando varizes. O problema também origina diversas feridas, principalmente nas pernas, que costumam ser dolorosas e podem até mesmo incapacitar o paciente de andar ou movimentar-se. A dificuldade de movimentação da perna prejudica o convívio social daqueles que têm a enfermidade e atrapalha a realização de tarefas diárias.
A condição é muito comum em idosos com dificuldade para a cicatrização de feridas, o que agrava o problema e exige cuidados médicos o mais rápido possível.
Medidas precisam ser colocadas em prática na hora da higienização porque, em feridas abertas, germes e outras impurezas agravam a situação. Além disso, odores desagradáveis são comuns nesse tipo de ferimento e, por causa disso, o bem-estar do paciente também é afetado.
3. Câncer
O câncer está associado ao crescimento anormal das células, que, por fim, impactam várias partes do corpo humano.
Por sua vez, a doença pode causar feridas em algumas regiões, como boca e pele. Nesse contexto, a cicatrização desses ferimentos é lenta, levando mais de um mês. Isso indica imunidade baixa, o que causa uma demora maior para que o tecido seja reconstruído.
Assim que notar esses sinais, é fundamental buscar uma ajuda especializada no assunto para que todos os exames e procedimentos sejam realizados.
4. Alergias
As alergias são comuns e podem ser causadas por vários motivos, como ácaros e fungos. Elas são uma reação do sistema imunológico e, por isso, é importante procurar quais são os fatores que provocam o aparecimento de feridas na pele. No caso das alergias dermatológicas, por exemplo, é comum observar irritações, gerando feridas.
O tratamento envolve o uso de medicamentos e medidas de prevenção, evitando o contato com os agentes causadores da alergia.
As doenças que causam feridas geram incômodo e dor para aqueles que convivem frequentemente com o problema. É preciso saber identificar quais são os sinais e particularidades de cada uma delas para optar pelo tratamento mais adequado. Alergias, pé diabético e úlcera venosa são algumas dessas enfermidades. O cuidado e o acompanhamento médico são fundamentais para minimizar ou solucionar a situação.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e siga-nos no Facebook para acompanhar todas as nossas atualizações!