Quando falamos em úlcera venosa devemos entender que se trata de um tipo de ferida que surge na maioria das vezes nas pernas, na região do tornozelo, evidenciado pelo acúmulo de sangue e rompimento das veias. É uma doença mais frequente em idosos, tendo sua causa associada ao excesso de líquidos na perna, problemas circulatórios, obesidade, uso de cigarro etc.
Dessa forma, neste post, apresentaremos algumas dicas sobre como tratar a úlcera venosa para que você possa ter mais qualidade de vida. Boa leitura!
Usar meias compressivas como terapia
Um dos tratamentos mais importantes da úlcera venosa é a aplicação de terapia compressiva, seja ela elástica (meias compressivas) seja ela inelástica (bota de ulna). Trata-se da utilização de meias compressivas para estimular a circulação sanguínea e aumentar a eficiência da bomba muscular da panturrilha, o que ajuda a diminuir o edema e melhorar a condição da pele.
Com o uso das meias de compressão elástica, o paciente pode reduzir a saída de líquidos da úlcera e fazer com que a ferida não infeccione. Vários estudos demonstram que é possível observar uma melhora significativa após o primeiro mês de tratamento.
Realizar a limpeza regularmente
Outra forma de tratar a úlcera venosa é com a realização de limpeza regularmente, uma vez que falta de higiene pode contribuir para diversas infecções e necrose do tecido, isto é, a morte de parte do tecido celular.
A limpeza deve ser feita com muita atenção, pois é necessário lavar as mãos antes de começar o processo e retirar o curativo com cuidado, evitando ferir a pele próxima à úlcera. Além disso, é preciso fazer uso do soro fisiológico 0,9% para limpar a lesão, assim como fazer um curativo com hidrogel após terminar a higienização. Lembre-se de nunca utilizar materiais contaminados com secreções ou sangue, pois isso é um risco para a saúde.
Movimentar o corpo constantemente
Para tratar a úlcera venosa, é fundamental movimentar o corpo constantemente por meio da realização de caminhadas e exercícios físicos. Isso melhora a circulação local e impede a formação novas úlceras, já que a falta de mobilidade é um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença.
Fazer oxigenoterapia hiperbárica
Uma das principais dicas para realizar o tratamento da úlcera venosa que não está cicatrizando apesar de todos os cuidados acima é por meio da oxigenoterapia hiperbárica. Isso porque lesões que não cicatrizam necessitam de uma terapia com grande quantidade de oxigênio para dissolver no sangue e chegar aos locais menos oxigenados, contribuindo para combate às infecções e progressiva cicatrização das lesões.
O melhor tratamento para úlcera venosa é a terapia compressiva bem indicada e aplicada. O tratamento em oxigenoterapia hiperbárica é um auxiliar muito importante que melhora o processo de cicatrização e a qualidade final da cicatriz para que o paciente tenha o resultado esperado.
Portanto, neste post, abordamos sobre o que é a úlcera venosa, quais são as suas causas e como é possível tratá-la com algumas dicas importantes para que você possa ter mais qualidade de vida. Vale ressaltar que a oxigenoterapia hiperbárica é uma das opções mais recomendadas para tratar o ferimento.
Gostou do nosso texto? Entre em contato conosco, para saber mais sobre o tratamento de úlcera venosa. Estamos à disposição para fornecer ajuda.