Atualmente, é muito importante saber quais as principais causas da diabetes para manter hábitos mais saudáveis e evitar ter a doença. Trata-se de uma enfermidade caracterizada pela elevação da glicose no sangue, conhecida como hiperglicemia.
Entre os principais sintomas da diabetes podemos destacar a sede em excesso, infecções, feridas com lenta cicatrização etc.
Dessa forma, neste post, apresentaremos quais são as causas dos principais tipos da doença e os seus respectivos sintomas, bem como esclareceremos alguns mitos sobre o assunto. Confira conosco!
Diabetes tipo 1
Diabetes tipo 1 é quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina por causa de um problema no sistema imunológico, de modo que há formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células pancreáticas.
Essa enfermidade tem como causa uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como herança genética e infecções virais. Veja abaixo alguns dos sintomas dessa doença.
Sede e fome em excesso
Um dos principais sintomas da diabetes tipo 1 é ter sede e fome em excesso. Isso acontece porque, com a falta insulina, o organismo precisa jogar o açúcar fora por meio dos rins. Assim, é normal que a pessoa desidrate e tenha muita sede.
Da mesma forma, como não há insulina suficiente para carregar o açúcar para dentro da célula é normal sentir muita fome.
Perda de peso
Além de sede e fome em excesso, outro sintoma comum para pacientes com diabetes tipo 1 é a perda de peso. Isso porque ao se desfazer do açúcar por meio da urina o seu corpo também está jogando fora várias calorias.
Vontade frequente de urinar
A vontade frequente de urinar é outro sinal desse tipo de diabetes, pois, como dito antes, o corpo tenta eliminar o açúcar por meio do rim, o que leva ao aumento da urinação.
Diabetes tipo 2
No caso da diabetes tipo 2 há produção insuficiente de insulina no organismo ou resistência ao hormônio, o que acarreta no aumento da produção de insulina para tentar controlar a glicose.
Essa diabetes é gerada por causa da má alimentação, uso de cigarro, sedentarismo, além da possibilidade de influência hereditária. Confira abaixo os principais sintomas dessa enfermidade.
Infecções frequentes
Sofrer com infecções frequentes faz parte de um dos sintomas da diabetes tipo 2. Isso acontece porque a hiperglicemia enfraquece o sistema imunológico e contribui para a presença de micro-organismos que causam diversas infecções em órgãos, como bexiga, rins e pele.
Sede e fome constantes
O descontrole na quantidade de açúcar no sangue, causado por esse tipo de diabetes, também gera a necessidade de se alimentar com frequência e a vontade de tomar água constante.
Feridas que demoram para cicatrizar
Outro sintoma da diabetes tipo 2 são as feridas que demoram para cicatrizar. Essa dificuldade de cicatrização ocorre devido a problemas circulatórios e mau controle da glicemia, o que contribui para a formação de úlceras nas gengivas, na pele ou até mesmo nos pés.
Diabetes gestacional
A diabetes gestacional trata-se do aumento da resistência à ação da insulina no período de gestação.
Geralmente, essa doença é detectada depois do primeiro mês de gravidez, sendo que apesar das causas dessa enfermidade ainda serem desconhecidas, existem fatores de riscos que podem contribuir para o seu aparecimento, como obesidade e histórico familiar. Compreenda abaixo alguns dos sintomas dessa doença.
Visão turva
Os olhos podem ser muito afetados por causa da diabetes gestacional, de modo que o paciente sofra com visão turva ou desfocada, devido ao alto nível de glicose no sangue.
Sede
Esse tipo de diabetes também faz com que a gestante tenha vontade de urinar com frequência, o que vai desidratá-la e fazê-la ter muita sede.
Portanto, neste post, abordamos sobre quais as principais causas da diabetes tipos 1, 2 e gestacional. Além disso, é importante esclarecer alguns mitos sobre a doença, como o de que comer açúcar em excesso ocasiona a diabetes, uma vez que a enfermidade é causada por fatores genéticos e estilo de vida.
Da mesma forma, é comum ouvir que pessoas com diabetes estão mais propensa a ter gripes e outras doenças, porém isso não é verdade, pois não há nenhuma comprovação científica que indique esse fato.
Então, gostou da leitura? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e informe os seus amigos sobre o assunto!