O diabetes é uma síndrome metabólica que atinge uma parcela significativa da população mundial, e é uma preocupação cada vez mais comum para as pessoas. Para você ter ideia, segundo uma estatística realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de adultos com a doença no mundo é de, aproximadamente, 422 milhões.
Os cuidados relacionados ao problema envolvem alimentação saudável e uso de medicamentos e outros métodos que minimizam os avanços da enfermidade. No entanto, existem alguns tipos de diabetes, sendo que cada um deles apresenta sintomas e demanda tratamentos diferenciados, de acordo com cada caso.
Pensando nisso, nós selecionamos as principais informações sobre os tipos de diabetes existentes para você conseguir diferenciá-los e, com isso, buscar a solução mais adequada. Confira!
Diabetes tipo 1
Entre todos os pacientes que têm diabetes, cerca de 5% a 10% deles são diagnosticados com o diabetes tipo 1. Nesse caso, as células betas do pâncreas não produzem insulina suficiente, então, é o próprio paciente quem terá que fazer esse processo.
Associada ao sistema imunológico e diferentemente dos outros tipos existentes, essa doença não se desenvolve aos poucos, com base na alimentação, por exemplo. Conheça quais são os principais sintomas:
- fadiga;
- sede constante;
- perda de peso;
- vontade de urinar frequentemente.
Esses são alguns sinais importantes aos quais você precisa estar atento. Quando é realizado o diagnóstico, é preciso fazer tratamento diário com o uso de insulina, sempre com a orientação de um médico especialista. Além disso, também é importante que a glicose seja monitorada, principalmente antes e depois das refeições.
Outros cuidados podem ser tomados para melhorar a qualidade de vida e para controlar a doença, como uma alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas para evitar o sedentarismo.
Diabetes tipo 2
Muito comum em pessoas adultas, o diabetes tipo 2 se desenvolve a partir de hábitos alimentares prejudiciais para o corpo associados ao sedentarismo. Fumo, obesidade e uma rotina estressante também são alguns aspectos que podem contribuir para o surgimento da doença.
Com isso, o organismo cria uma resistência à insulina e, por isso, é necessário fazer mudanças significativas na dieta, com um controle constante da ingestão de carboidratos, alimentos gordurosos e açúcares. Saiba quais são alguns dos sintomas mais comuns do diabetes tipo 2:
- visão turva;
- cansaço constante;
- dificuldade e demora na cicatrização de feridas;
- boca seca.
O tratamento recomendado pode variar de acordo com o histórico do paciente, as condições atuais e alguns outros fatores. Contudo, é possível ter um controle da doença por meio de alimentação saudável, prática de exercícios físicos e administração de medicamentos orais ou injetáveis.
Diabetes gestacional
Como o próprio nome sugere, é o diabetes que ocorre durante a fase de gestação. A doença pode se manifestar por diversos motivos, como em mulheres grávidas que estão acima do peso ou que já engravidaram e o bebê nasceu com mais de 5 kg.
Em grande parte dos casos, a doença desaparece logo após o parto. No entanto, é preciso fazer um acompanhamento médico, tanto durante a gravidez quanto depois desse período. Quanto aos sintomas, eles são iguais aos do diabetes tipo 2, como boca seca, sede frequente e outros.
Conhecer os tipos de diabetes existentes é importante para entender os sinais e tratamentos específicos para cada um deles. Só um diagnóstico preciso e realizado por um médico indicará quais são os procedimentos mais adequados. Então, identificar os sintomas e procurar ajuda especializada o quanto antes colabora para ter mais qualidade de vida e, até mesmo, para evitar complicações graves que podem surgir com a doença.
Gostou de conhecer mais sobre o tema? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de atualizações e conteúdos como este!